A clamídia é uma das DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) mais comuns no Brasil e no mundo. Causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, muitas vezes passa despercebida, pois pode não apresentar sintomas. No entanto, quando não tratada, pode causar complicações sérias, como infertilidade, doença inflamatória pélvica e maior risco de outras infecções.
O que é a clamídia?
A clamídia é uma infecção bacteriana que afeta principalmente os órgãos genitais, mas também pode acometer olhos, garganta e reto. É transmitida principalmente por meio de relações sexuais sem preservativo — sejam elas vaginais, anais ou orais.
Ela é considerada uma das principais causas de corrimento vaginal anormal, além de poder causar inflamação nas trompas, uretra e colo do útero.
Quais são os sintomas da clamídia?
Clamídia em mulheres
Em muitos casos, a mulher infectada com Chlamydia trachomatis não apresenta sintomas. Quando presentes, os mais comuns são:
- Corrimento vaginal amarelado ou esbranquiçado
- Ardência ao urinar
- Dor durante a relação sexual
- Dor pélvica (na parte inferior do abdome)
- Sangramento entre os ciclos menstruais ou após o sexo
Se não for tratada, a infecção pode subir para o útero e as trompas, levando à doença inflamatória pélvica (DIP) — uma condição que pode causar infertilidade e dor pélvica crônica.
Referência: https://dramoniquevalois.com.br/tudo-sobre-clamidia/